terça-feira, 12 de maio de 2015



                                 ATIVIDADE SOBRE O CONTINENTE AFRICANO

1. Dentro do quadro do subdesenvolvimento mundial, um continente inteiro chama a atenção pelos dados que apresenta perante os demais continentes. Observe o quadro abaixo:
 Baseando-se no que você já sabe sobre o subdesenvolvimento e no quadro acima, responda: 

a) Comparando os dados econômicos (PIB e PIB per capita) da África e dos demais continentes, como você os explicaria, usando como critério a Divisão Internacional do Trabalho atual?

b) Relacione os indicadores utilizados como critério para o IDH com seus respectivos valores. Comente-os à luz do que você já sabe sobre isso.


:
                                                        A história da África 

Você sabe que, desde a Antiguidade, a parte norte da África era conhecida: ali se desenvolveram civilizações antigas, como a dos egípicios e a dos fenícios; posteriormente, ocorreram as invasões gregas e romanas; e, na Idade Média, os árabes estenderam seu domínio à região por meio da Guerra Santa islâmica. Foi somente com as Grandes Navegações (séculos XV e XVI), porém, que a imensidão do continente tornou-se conhecida. Os navegadores aportavam nas regiões onde o relevo escarpado permitia e, ali, fundavam “feitorias”, espécie de cidades comerciais, onde se trocavam mercadorias europeias baratas por pedras preciosas, metais e marfim. Com a colonização americana, houve a necessidade de mão-de-obra e, a partir de então, começa o processo de tráfico de escravos negros, mandados para todos os lugares onde havia necessidade de trabalho.
Você percebe, portanto, que, até quase o final do século XIX, pouco da África era conhecido e ocupado pelo europeu somente as áreas litorâneas eram ocupadas. No entanto, com a expansão da Revolução Industrial, a necessidade de matérias-primas era cada vez maior e muitos eram os pesquisadores que identificaram, no interior do continente africano, imensas jazidas minerais e recursos energéticos, como o carvão e, posteriormente, o petróleo. Assim, os países europeus decidiram “dividir” a África entre eles, decisão esta sancionada pelo Congresso de Berlim, em 1885.


2. Observe, no mapa a seguir, as áreas de colonização europeia efetiva até 1884:


                                                          
a) Quais as áreas estavam sob o domínio Português?

b) O que foi o Congresso de Berlim?


                                                                 Divisão Colonial



Você deve estar se perguntando se ali era um “lugar onde não morava ninguém”, já que, aparentemente, as decisões eram tomadas só pelos europeus. É claro que havia populações, tanto no norte (e você se lembra ali da influência dos árabes – portanto, uma população de maioria branca e islamizada) quanto no centro-sul (aqui a população é cons- tituída por grupos tribais negros) – só que, assim como os indígenas americanos, tinham uma cultura extremamente diferente, com uma organização social também diversa, que promovia a fragmentação e, consequentemente, sozinhas não conseguiam se opor aos europeus que, ao sinal de qualquer revolta, simplesmente as exterminavam (você já conhece essa mesma história com relação ao indígena americano, lembra?). Assim, a África acabou por transformar-se no “quintal da Europa”. Introduziram-se as plantations nas áreas equatoriais e tropicais, assim como a exploração sistemática de ferro, ouro, diamantes etc., que eram vendidos para o resto do mundo e cujo lucro ia para os países europeus. As populações nativas foram obrigadas a abandonar a estrutura de produção de alimentos e as técnicas conhecidas por elas; foram ignoradas quanto às suas diferenças umas das outras o que inclui rivalidades ancestrais; foram divididas, embora pertencentes a um mesmo grupo, entre vários “países” construídos pelos europeus.


3. Agora responda:

a) De acordo com o mapa acima "Divisão Colonial", quais os dois países com maior áreas territoriais dentro do continente africano?

b) O Canal de Suez ficou sob o controle de qual país?
c) Explique a seguinte frase: " A África acabou por transformar-se no quintal da Europa".



                                                    A independência das colônias

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, as nações europeias tinham que reconstruir sua infraestrutura interna, sua economia e, claro, já não era tão importante a manutenção das antigas colônias. Assim, dos anos 50 em diante, ocorreram as independências políticas das colônias no mundo todo, inclusive na África. A maior parte dos atuais “países” africanos conseguiu com elites associadas aos antigos colonizadores, estabelecer sua independência política até 1965. As exceções foram as colônias portuguesas, que só conseguiram terminar esse processo nos anos 70 (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau), a Namíbia (que havia sido integrada pela África do Sul e tornou-se independente a partir de 1990) e os países que já eram independentes desde meados do século XX: Egito, Etiópia, Libéria e África do Sul. Apesar da independência política, no entanto, esses países todos continuam dependentes dos mercados de suas ex-metrópoles e toda possibilidade de desenvolvimento de atividades está vinculada a capitais externos. Por outro lado, os atuais países, criados arbitrariamente, sem considerar diferenças naturais ou sociais, com o estímulo europeu, acabam por ser palco de lutas internas entre tribos rivais, de conflitos religiosos e de conflitos armados entre elites de ideologias diversas, que se estendem até hoje, provocando maior miséria ainda. Assim, embora possamos identificar, hoje, cerca de 53 países, esta divisão ainda é instável e não representa a verdadeira face dos africanos.




4. Pesquise e identifique:

a) países de cultura árabe. 

b) países com problemas de subnutrição. 

c) países com conflitos armados.

d) Explique a seguinte pergunta: " A África conseguiu de fato a sua independência"? 


                                                     O quadro natural da África

 Vamos, novamente, compor nosso conhecimento sobre a natureza do continente africano a partir da leitura do mapa abaixo:




Você, com certeza, observou que, no lado leste da África, aparecem vários cumes montanhosos e vários lagos – essa área é conhecida como “grande vale”. Ele foi produzido por violentas forças subterrâneas que quebraram a crosta terrestre, provocando o afundamento de enormes blocos entre linhas de falhas e forçando a saída de rocha liquefeita sob a forma de vulcões. Ainda hoje, esse falhamento está em curso: vários vulcões ainda estão ativos e, entre eles, aparecem fontes efervescentes que expelem carbonatos de sódio, tornando amargas as águas lacustres.


5. Observando, com cuidado, o mapa anterior, responda:

 a) Qual a estrutura de relevo predominante no continente africano? 

b) Como estão distribuídas as planícies pelo continente? 

c) Qual a região de maiores altitudes? Por quê?


Nas áreas rebaixadas, aparecem as fossas tectônicas: aí se acumularam as águas de grandes lagos, entre eles o Vitória, onde nasce o Rio Nilo.


6. Observe, novamente o mapa para a leitura da hidrografia e responda:

a) Quais os principais rios africanos? 

b) Qual deles gerou uma grande civilização? 

c) Quais deles têm foz em delta? 

d) Por que isso é importante? 

e) Qual deles é semelhante ao nosso Amazonas quanto ao volume de água? Por quê? 

f) Quais os lagos produzidos por tectonismo no continente africano? 

g) O que você poderia observar quanto à distribuição de águas fluviais no continente africano? 



7.Já sabemos que os países africanos são todos subdesenvolvidos, porém, observe no mapa a seguir, que há diferenças entre eles. O critério de construção desse mapeamento não é muito diverso do que vimos utilizando para estabelecer as condições socioeconômicas dos países ou de um país: baseia-se no nível tecnológico e na renda dos países.
Responda: 

a) Qual o país africano que pode ser diferenciado quanto ao nível tecnológico? 

b) Qual a classificação que você faria dele, considerando o que sabe sobre a DIT atual? 

c) Dos demais países africanos, quais apresentam renda média alta? Você poderia justificar por quê? 

d) Quais países apresentam renda média?


8. Observe o mapa da África do Sul e responda:


Baseando-se nos dados do mapa, responda: 

a) Quais as grandes cidades industriais da África do Sul?


9Observe, no mapa a seguir, a distribuição da atividade agrária no continente africano:


Responda, considerando o mapa e seus novos conhecimentos sobre a África:

 a) Quais as áreas de produção tropical e quais os principais produtos? 

b) Onde se localiza a produção de arroz? 

c) Observe, mais atentamente, a área do vale do Rio Nilo. Quais os produtos que se destacam nessa região? 

d) Na área do Sahel, quais os produtos que se destacam? Qual a característica de sua produção? 

e) Você poderia apontar os países que apresentam graves problemas de fome? 

f) Você poderia apontar as razões que levam a esse problema? 


12 comentários: